sábado, 10 de maio de 2014

Encerramento do blog



              Achei legal porque eu aprendi muito com esse blog. 
Várias coisas que não sabia sobre personagens história, a mexer num blog ( pois eu nunca tinha criado um ), aprendi também que a matemática em forma de desafios é muito mais divertida e o mais importante, aprendi com figuras como Aristóteles e Sócrates que a matemática tem muita semelhança com a filosofia, afinal, a matemática é um descendente ou um semelhante da filosofia. 
              O meu post favorito foi uma certa imagem em que tem o Seu Madruga e uma frase assim : "Regra básica da matemática : se está fácil,é porque você está fazendo errado.",essa frase me fez morrer de rir, porque isoo acontece muitas vezes na sala de aula. Essa frase também pode ser considerada filosófica, pois pode ser aplicada na vida em si. Outro post que eu gostei de fazer foi a biografia resumida de Leonardo da Vinci. Ele foi  meu ídolo como inventor, artista, filósofo, físico e matemático. E o meu  último post, foi uma pequena homenagem a um dos físicos mais brilhantes que eu já vi. Diferente das outras biografias, Marcelo Gleiser é  um matemático recente, ele ainda está vivo e ainda está dando aulas.
         Até hoje não consigo entender porque a matemática se separou da filosofia, pois as duas são muito semelhantes. Se alguém acha que as duas são diferentes, nunca esteve tão enganado, afinal de contas, todos os matemáticos antes eram fiósofos e/ou escritores. A matemática se baseia em muitas frases e ideias dos mais famosos filósofos, que depois se tornaram matemáticos. Não existe Ciências Exatas, só exista a Ciência.
          O meu objetivo principal do blog era mostrar para as pessoas muitos matemáticos importantes e mostrar que todos são em primeiro lugar, filósofos. O meu objetivo também era mostrar um pouco da grande linha do tempo da matemática, passando por muitos matemáticos importantes e outros que deveriam ser importantes.
      Fiquei surpreso com quantas vizualizações eu tive. Eu não esperava que eu tivesse tanta repercução em cima desse blog.  Tive vizualizações da Alemanha, da Polônia, dos Estados Unidos, de Portugal e, é claro, do Brasil. Isso é muito bom porque as informações que eu juntei para colocar nesse blog vai ser visto por muitas pessoas. É com esse post que eu encerro este blog.




quarta-feira, 7 de maio de 2014

A última postagem da série Os Matemáticos : Marcelo Gleiser

          Para essa última postagem desta série, eu gostaria de mencionar Marcelo Gleiser, um professor físico brasileiro que faz muito sucesso no Brasil e nos Estados Unidos.
          
  Marcelo Gleiser (Rio de Janeiro19 de março de 1959) é um físicoastrônomoprofessorescritor e roteirista. Conhecido nos Estados Unidos por seus lecionamentos e pesquisas científicas, no Brasil é mais popular por suas colunas de divulgação científica na Folha de S.Paulo, um dos principais jornais do país. Escreveu sete livros e publicou três coletâneas de artigos. Já participou de programas de televisão do BrasilEstados Unidos e Inglaterra, entre eles, Fantástico. Em 2007, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia.


                                           https://www.youtube.com/watch?v=tdWGfwSDb3A

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os Matemáticos : Blaise Pascal


       Blaise Pascal nasceu em Clermont-Ferrand,em 19 de Junho de 1623.Foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês.Para aliviar o trabalho do seu pai como um agente fiscal, Pascal inventou uma máquina de calcular para adição e subtração assegurando sua construção e venda. Juntamente com Pierre de Fermat, estabeleceu as bases da teoria das probabilidades e da análise combinatória

             

Solução do Desafio 4




 X = 2

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Desafio 3


Os Matemáticos : Bhaskara Akaria

            Bhaskara Akaria, também conhecido como Bhaskara II nasceu próximo à Vijayapura, na Índia. Nascido numa tradicional família de astrólogos indianos, seguiu a tradição profissional da família, porém com uma orientação científica, dedicando-se mais à parte matemática e astronômica (tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas) que dá sustentação à Astrologia.
            Foi um matemático, professor, astrólogo e astrônomo, o mais importante matemático do século XII e último matemático medieval importante da Índia. Seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da Índia na época, fama desenvolvida por excelentes matemáticos como Varahamihira e Brahmagupta, que ali tinham trabalhado e construído uma forte escola de astronomia matemática. Viveu na região de Sahyadri.
                                                  Um dos livros de Bhaskara                  
                                                         
             













                                
                                                                                                                     






              

segunda-feira, 17 de março de 2014

Desafio 2


Resolva se puder :





Os Matemáticos : Diophanto de Alexandría

        Nasceu em 1 de janeiro de 275 A.C. e foi o verdadeiro precursor da moderna teoria dos números, Diofanto de Alexandria foi o primeiro a usar símbolos na resolução dos problemas algébricos. Diofanto viveu em Alexandria no século III da era cristã. As fórmulas algébricas por ele propostas representam notável progresso para a época.
       Para indicar a soma de dois ou mais termos, adotava o processo de escrevê-los em sucessão, sem qualquer sinal interposto; a subtração era indicada por uma abreviatura da palavra leípsis, que significa termo negat
                               Сурет:Diofant.jpg

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Os Matemáticos : Tales de Mileto

              Tales de Mileto (em grego antigo: Θαλῆς ὁ Μιλήσιος) foi um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 623 a.C. ou 624 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 a.C. ou 558 a.C..
             Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
             Entre os principais discípulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o "ar" a substância primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação.
            No Naturalismo esboçou o que podemos citar como os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista: "O mundo evoluiu da água por processos naturais", disse ele, aproximadamente 2460 anos antes de Charles Darwin. Sendo seguido por Empédocles de Agrigento na mesma linha de pensamento evolutivo: "Sobrevive aquele que está melhor capacitado".
           Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto, ele teria previsto um eclipse solar em 585 a.C. Segundo Aristóteles, tal feito marca o momento em que começa a filosofia. Osastrônomos modernos calculam que esse eclipse se apresentou em 28 de Maio do ano mencionado por Heródoto.
          Se Tales aparece como o iniciador da filosofia, é porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constituiu o ideal da filosofia como também forneceu impulso para o próprio desenvolvimento dela.
         A tendência do filósofo em buscar a verdade da vida na natureza o levou também a algumas experiências com magnetismo que naquele tempo só existiam como curiosa atração por objetos de ferro por um tipo de rocha meteórica achado na cidade de Magnésia, de onde o nome deriva.
        A importancia dele na matemática foi o iniciante da filosofia, o antecessor da matemática ( ou não, depende da ideologia da pessoa ).